segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A escola e o uso das tecnologias

Na atualidade o professor não é mais o único detentor do saber, ele figura como um mediador de aprendizagem, pois com o incremento da internet e das outras mídias no dia-a-dia das pessoas, fez com que o conhecimento ficasse mais ao alcance de todos.

Temos que concordar que isso só tende a aumentar e dessa forma temos que buscar mais pela formação do professor que seria a pessoa mais indicada a mediar na construção do conhecimento adquirido com o surgimento das novas mídias. Desse modo (ele) precisa perder o medo de fazer uso dessas novas ferramentas pedagógicas, porque isso veio para todos, não há como fugir ou se esquivar desse meio tecnológico

Navegar na Internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados de modo a facilitar a localização dos endereços. Assim ocorre quando navegamos pela internet a procura de um determinado assunto. E isto tem se tornado uma pratica habitual para uma grande parte dos alunos e professores.

Hoje, tornou-se um hábito da maioria dos estudantes fazerem suas buscas através do Google, a procura de assuntos inimagináveis, busca intensa que auxiliado de forma didática e progressiva trás conhecimento, mas é salutar lembrar que nem tudo que encontramos na internet é salutar, devemos sempre “separar o joio do trigo”, procurando valorizar o que é bom, e dando créditos a quem realmente merece, temos que valorizar quem tem criatividade e rechaçar o plágio, pois estamos num ambiente de colaboração e transformação.

Partindo desse princípio, é de se incentivar o diálogo da escola (sala de aula) entre os demais espaços culturais e sociais, a respeito da importância das mídias no nosso dia-a-dia, pois as mesmas já provaram que ajudam a preservá-la, a valorizam e a imprimem maior importância.

Marcar compassadamente os períodos da vida com base em processos naturais tem sido a base constitutiva da cultura humana, desde a tomada de consciência da vida e da morte. A relação do conhecimento e da cultura com a mídia, notadamente, a televisão e agora a internet, tem sido muito mais benéfico que prejudicial para a sociedade.